Petróleo
A palavra petróleo deriva do latim petroleum, que significa “óleo de pedra”.
Sendo uma das fontes de energia com maior consumo no mundo, o petróleo é um fluido de origem biogénica. Embora recentemente ainda fosse considerado uma rocha sedimentar devido à sua formação a partir de sedimentos biogénicos, o estudo do mesmo muitas vezes realiza-se juntamente com as rochas sedimentares.
Inúmeros derivados do petróleo são utilizados no nosso dia a dia e o petróleo é um recurso natural inflamável com uma densidade inferior à da água.
Formação e obtenção
O petróleo é originado a partir da decomposição e transformação de matéria orgânica, mais especificamente de plâncton, organismos de pequenas dimensões. Este processo ocorre em ambientes aquáticos e pobres em oxigénio e verifica-se o rápido soterramento da matéria orgânica por camadas finas de sedimentos, localizadas em bacias sedimentares. Devido a determinadas condições de pressão e temperatura, após vários anos, o plâncton e os organismos são transformados em hidrocarbonetos:
-
líquidos – nafta ou petróleo bruto;
-
gasosos – gás natural;
-
sólidos – betumes/asfaltos.
As substâncias distribuem-se de determinada maneira: por cima encontra-se o menos denso, neste caso o petróleo e o gás natural e por baixo encontra-se o mais denso, neste caso a água salgada.
Derivados
O petróleo serve como matéria-prima e origina inúmeros subprodutos essenciais ao nosso dia a dia.
Alguns dos seus derivados são:
-
Gás de petróleo liquefeito (GPL): mistura de butano e propano, utilizado como combustível, por exemplo, em aquecedores e cozinhas;
-
Gasolina: utilizada como combustível em veículos automóveis;
-
Querosene: utilizado como combustível para aviões, jatos, e antigamente, para iluminação pública;
-
Diesel ou gasóleo: utilizado como combustível principalmente em veículos comerciais, como camiões;
-
Lubrificantes: utilizados para lubrifica máquinas, motores e aparelhos;
-
Plásticos: produzidos a partir de produtos químicos derivados dos petróleo e são utilizados por exemplo, em embalagens.
Fundada a 14 de setembro de 1960, é uma organização intergovernamental fundada por cinco países produtores de petróleo: Irão, Arábia Saudita, Kuwait, Iraque e Venezuela.
Nos dias de hoje, é constituída por 13 países: Argélia, Angola, Guiné Equatorial, Gabão, Líbia, Nigéria, República do Congo e Emirados Árabes Unidos.
A OPEP tem como objetivo "coordenar e unificar as politicas de petróleo, afim de garantir um fornecimento eficiente, económico e regular deste recurso aos consumidores, uma renda estável aos produtores e um retorno justo de capital para aqueles que investem na indústria petrolífera".
-
74,9% de toda a reserva de petróleo existente encontra-se em países que constituem a OPEP.
Organização dos Países Exportadores de Petróleo - OPEP
Sabias
Antigamente o petróleo era utilizado para aliviar reumatismo, infeções e lepra, para além de ser utilizado para fixar tijolos e levantar muros.
O poço Z-44 Chayvo é o poço de petróleo mais profundo do mundo, localiza-se no campo de petróleo de Sakhalin-I na Rússia.
Este atinge profundidades de 12.376 metros.
A sua perfuração começou em 2003 e levou quase 8 anos para ser concluída.